4 de janeiro de 2010

o gambrinus


o gambrinus ficou triste. morreu nesse final de semana o seu dono, antoninho. sua história se mistura com a do restaurante, do mercado público e da própria porto alegre.
.
em 1889 o gambrinus surgiu por conta dos alemães que vieram para trabalhar na indústria de siderurgia, na época esses imigrantes exigiram junto a Intendência um espaço para suas comemorações, com bebidas e comídas típicas. com o tempo os alemães foram envelhecendo e perdendo o hábito da cerveja e de frequentar o lugar. então, em 1964 antoninho tormou-se proprietário e passou a liderar uma campanha contra a demolição do mercado público em 1970 prevista pela prefeitura para dar continuação a avenida siqueira campos. ele foi um defensor da importância histórica e cultural do mercado para a cidade.

sempre quis saber o motivo daquela cadeira no alto da parede na entrada do bar, mas era sempre tanto chopp, bolinhos de bacalhau e mais chopp que a curiosidade sempre dava espaço a embriaguez. hoje eu sei. é a cadeira de um dos seus ilustres frequentardorres, Francisco Alves. agora terá do seu lado a companhia de seu também ilustre proprietário: antoninho.
.
no foto alguns "momentos" desse lugar que eu gosto tanto. e uma vontade enorme que ele continue sendo o velho e bom gambrinus.

4 comentários:

A n d r e a disse...

q boteco manerissimo, cris. boas brejas!

Anônimo disse...

Oi Cris, que fotos bacana. Adorei o lugar. E que ele continue!!!
Beijo
Lu

Arlete disse...

eita menina anciosa ..cde o outro post q vi ontem do isamento da poltrona .. legal ..poe d novo ..bju

cris K disse...

oi flor, ficou perdido no limbo, mas coloquei algo com omesmo tema, mas muuuito melhor. beijinhos