19 de fevereiro de 2010

o Dr. do Baião

quando li no blog da déa sobre Humberto Teixeira me senti uma ignorante sobre a cultura brasileira. eu, e a maioria do Brasil que ouve Asa Branca, Adeus Maria Fulô, sem conhecer o seu verdadeiro autor. finalmente consegui ver o documentário O Homem que Engarrafava Nuvens e fiquei completamente encantada.
.
com direção de Lírio Ferreira (do sensacional Baile Perfumado) e produção de Denise Dummont (filha de Humberto Teixeira) o filme tem um dinâmica deliciosa com entrevistas, música cantada por Zeca Pagodinho, Lenine, uma Gal Costa de arrepiar, entre outros. as imagens de arquivo criam um contexto divertido e nos levam para a época em que o baião dominou o Brasil e daqui pro mundo. mesmo a interpretação gringa de David Byrne é contagiante e a vontade é de dançar ali mesmo na sala escura do cinema.
.
foi um momento único, sentia saudade de me sentir assim. de ver uma plateia que não se mexia da poltrona mesmo com as luzes acessas e os créditos subindo. de ouvir os aplausos dentro de um cinema hipnotizado pela música e pelas imagens tão bem colocadas do filme. é claro, que algumas desnecessárias, mas nada diminuiu o prazer de sair cantando em voz alta "Kalu, Kalu / tira o verde desses óios di riba d'eu / Kalu, Kalu / não me tente se você já me esqueceu..."
.
i m p e r d í v e l!

Nenhum comentário: